O Domingo de Ramos é uma festa móvel do Catolicismo , vem nos recordar a entrada triunfal de Cristo em Jerusalem. Mas, como assim se neste mesmo local dias depois Cristo foi morto na Cruz?
È verdade porem Cristo é rei , e assim o povo o clama, e não podemos minimizar o fato da crucificação e nos esquecermos que o Domingo proximo ao de Ramos é a Pascoa , dia da Ressurreição do Senhor, portanto era necessário que Jesus entrasse em Jerusalem para la fazer a vontade do Pai, e assim com grande vitória ressussitar dos mortos.
Voltando, o domingo de ramos é mencionado nos quatro evangelhos devido a sua imença importancia na vida de Cristo ,pelo povo ele é aclamado rei com palmas e vestes em sua passagem pela cidade, fato curioso que esta honra era somente dedicada aos reis , que o povo tinha carinho e gratidão, a Biblia em II Reis relata que Jéu , filho de Josafá recebeu o mesmo tratamento.
Outro fato de extrema importancia é a simbologia do jumento nesta entrada, alguns coloca o jumento como Jesus sendo um Rei pobre, porém a simbologia do jumento é bem maior, o jumento na tradição hebraica é um animal de paz enquanto cavalo é um animal de guerra, quando um rei procurava a guerra ele ia confrontar em cima de um cavalo , mas quando ele desejama a paz ea montado em um jumento, Cristo é o Principe da Paz!
Em São João del Rey além da procissão de Ramos que ocorre pela manha , na Catedral também se realiza a procissão do Senhor do Triunfo.
Em algumas dioceses e até memso em Roma na parte da tarde é celebrada a Para-liturgia do encontro.
Mas acima de toda a liturgia devemos prestar nossa atenção em nós ,este dia também deve restaurar nossas vidas diante de Cristo Rei , sermos diferentes no anucio e propagadores da fé, anunciadores de paz.Cristo é o Senhor de nossas vidas e nos encina a sermos frutos de paz em nosso convivio social, mas lutadores pela dignidade humana.Ele quer entrar em nossas vidas como entrou em Jerusalém , e devemos estar com as nossas portas abertas para recebelo com alegria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário