Encomendas e reformas de Imagens Sacras

Encomendas e reformas de imagens simples e bordadas COM APLICAÇÃO DE FOLHA DE OURO e produção de alfaias e paramentos pintados a mão.
brunoreis-pereira@hotmail.com - 32 33727590

sexta-feira, 18 de maio de 2012

NOVENA DE PENTECOSTES


Novena de Pentecostes

1- Vinde, Espírito de Sabedoria! Instruí o meu coração para que eu saiba estimar e amar os bens celestes e antepô-lo a todos os bens da terra. (Glória ao Pai...)

2- Vinde, Espírito de Inteligência! Iluminai a minha mente para que entenda e abrace todos os mistérios e mereça alcançar um pleno conhecimento Vosso, do Pai e do Filho. (Glória ao Pai...)

3- Vinde, Espírito de Conselho! Assisti-me em todos os assuntos desta vida instável, tornai-me dócil às Vossas inspirações e guiai-me sempre pelo direito caminho dos divinos mandamentos. (Glória ao Pai...)

4- Vinde, Espírito de Fortaleza! Fortalecei o meu coração em todas as perturbações e adversidades e dai à minha alma o vigor necessário para resistir a todos os meus inimigos. (Glória ao Pai...)

5- Vinde, Espírito de Ciência! Fazei-me ver a vaidade de todos os bens caducos deste mundo, para que não use deles senão para Vossa maior glória e salvação da minha alma. (Glória ao Pai...)

6- Vinde, Espírito de Piedade! Vinde morar no meu coração e inclinai-o para a verdadeira piedade e santo amor de Deus. (Glória ao Pai...)

7- Vinde, Espírito de Temor de Deus! Repassai a minha carne com o Vosso santo temor, de modo que tenha sempre Deus presente e evite tudo o que possa desagradar aos olhos de Sua divina majestade. (Glória ao Pai...)

Divino Espírito Santo, eu vos ofereço todas as preces da santíssima Virgem e dos apóstolos reunidos no cenáculo, e a estas uno todas as minhas orações, suplicando-Vos que Vos apresseis em vir renovar a face da terra.

- Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado.
- E renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos fiéis com a luz do Espírito Santo, dai-nos pelo mesmo Espírito o conhecimento e o amor da justiça e que gozemos sempre da Sua consolação. Amém.

(Rezar três Ave-Marias a Nossa Senhora de Pentecostes com a invocação: "Rainha dos Apóstolos, rogai por nós!")

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Novena a São Felipe Nery até o setimo dia


Primeiro Dia
Oração para alcançar a virtude da humildade:
Oh! meu glorioso protetor São Felipe! Que vivendo sobre esta terra fostes tão amante da humildade, que tivestes por coisa vil não somente os elogios, mas até mesmo apreço dos homens; alcançai também para mim esta tão linda virtude.
Já vedes quão orgulhoso sou em meus pensamentos, quão altivo em minhas palavras, e quão ambicioso em minhas obras.
Ah! Alcançai-me a humildade de Coração, e que meu entendimento desterre de si toda altivez, e que tenha profundamente impresso aquele vil sentimento que tivestes de vós mesmo, reputando-vos pelo pior de todos os homens, e por isso vos alegrastes de ser desprezado, e vós mesmo buscastes os meios de ser tido como nada. Santo meu, alcançai-me a verdadeira humildade de coração, sob conhecimento de meu nada; para que sendo eu desprezado, me alegre disso; vendo-me postergado, não me dê por ofendido; sendo elogiado não me ensoberbeça; mas sim que somente busque ser grande aos olhos de Deus, e receba unicamente dele toda minha exaltação.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Segundo Dia
Oração para alcançar a virtude da paciência.
Oh! Felipe meu santo advogado! Que tivestes sempre um coração tão constante nas adversidades, e um espírito tão amante dos sofrimentos, que, perseguido de vossos amigos, caluniado pelos ímpios que pretendiam desacreditar-vos, provado pelo Senhor com muitas enfermidades largas e penosas, tudo o sofrestes com admirável tranqüilidade de coração e de ânimo; alcançai também para mim um espírito de fortaleza em todas as adversidades desta vida. Ah, quão necessitado estou da virtude da paciência! Pois pelo menor trabalho me assusto, pelas mas leves aflições me impaciento, pela mas ligeira contrariedade me enfado e me irrito, e não sei reconhecer que pelo caminho espinhoso das tribulações se vai ao paraíso. Este foi o caminho que quis seguir nosso divino mestre Jesus, e este mesmo emprendestes também vós, Oh! Santo meu. Pois, alcance-me valor para que abrace com a mais firme vontade as cruzes que diariamente me envia meu Deus, e me faça digno de levá-las com uma resignação e uma paciência semelhantes as que vós tivestes neste mundo, a fim de que me faça merecedor de gozar depois seu fruto juntamente convosco no céu.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Terceiro Dia
Oração para alcançar a virtude da pureza.
Oh! gloriosíssimo São Felipe! Que conservastes sempre intacta a cândida açucena da pureza com tão grande honra vossa, que o candor de tão linda virtude campeava em vossos olhos, se transluzia em vossas mãos, e transpirava em todo vosso corpo, desprendendo um odor tão agradável, que consolava e infundia ânimo e devoção aos que conversavam convosco; alcançai-me do Espírito Divino um verdadeiro amor a tão bela virtude, de modo que nem as conversas, nem os maus exemplos das pessoas viciosas poderão fazer impressão alguma em meu espírito. Não permitais que de nenhuma maneira perca eu uma virtude tão linda: e assim como a fuga das ocasiões, a oração, a fatiga, a humildade, a mortificação dos sentidos e a freqüência dos Sacramentos foram as armas com que vencestes ao terrível inimigo da carne; assim alcançai-me, vos rogo, que as mesmas sejam as armas com que possa eu também vencer. Não me priveis de vossa assistência, e manifestai até mim aquele zelo que tivestes em vida por vossos penitentes, mantendo-os afastados de toda infecção dos sentidos. Fazei assim, meu santo advogado, sede meu protetor nesta tão bela virtude.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Quarto Dia
Oração para alcançar o amor de Deus.
Oh! amantíssimo Felipe! Eu admiro o grande prodígio que em vós fez o Espírito Santo, quando infundiu em vosso coração toda a plenitude de sua caridade, a qual dilatou em tal extremo vosso peito, que se romperam duas costelas pela veemência do amor; mas não ouso me comparar este meu coração com o vosso. O vosso estava todo inflamado de puro amor; mas o meu está inteiramente aprisionado e inclinado as criaturas. O vosso estava tão incendiado de um fogo celestial, que sua chama se refletia no corpo, saindo de vosso rosto como unas centelhas de fogo; mas o meu está cheio de amor as coisas da terra. Amo ao mundo que me alegra, e não pode fazer-me feliz: amo a carne que me solicita, mas não pode fazer-me imortal: amo as riquezas que não posso gozar senão por momentos. Ah, quando aprenderei de vós a não amar outras coisas além das de Deus, único e incompreensível bem! Oh! fazei, meu santo advogado, que, mediante vossa intercessão, comece eu a ama-Lo cada vez mais desde este dia: alcançai-me um amor eficaz que se manifeste nas obras, um amor puro que me incite a ama-Lo com toda perfeição, e um amor forte que me faça superar todos os obstáculos que me podem impedir minha união com Ele nesta vida, para possui-Lo também depois de minha morte.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Quinto Dia
Oração para alcançar o amor ao próximo.
Oh! gloriosíssimo Santo! Que vos empenhastes inteiramente em favor dos próximos, amando, compadecendo e ajudando a todos; e que em todo o curso de vossa vida procurastes a saúde de todos, não se importando jamais com fatiga alguma nem trabalho, mesmo não sendo reservando para vós, nem tempo nem comodidade alguma, a fim de ganha-los todos para Deus; alcançai-me, vos suplico, com o perdão de meus pecados a caridade até meus próximos, de modo que em diante seja mais compassivo em suas necessidades; consegui-me a graça de amar a todos com um amor puro e desinteressado como a irmãos meus, socorrendo a todos, se não com auxílios temporais, ao menos com as orações e bons conselhos. Ensinai-me também a defender em toda ocasião a honra de meu próximo, e a não proferir palavra que lhe possa ser desagradável ou nociva; e que sempre conserve, ainda com meus inimigos, aquela doçura de espírito com que triunfastes de vossos perseguidores.
Se, Santo meu, alcançai também para mim esta linda virtude, como a haveis alcançado para tantos devotos vossos, a fim de que todos juntos possamos um dia adorar a Deus na bem-aventurança eterna.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Sexto Dia
Oração para alcançar o desprendimento dos bens temporais.
Oh! grande Santo! Que preferistes uma vida pobre e austera as comodidades que vos prometia vossa casa, cuja glória e honras, desprezastes desde muito jovem; Alcançai-me a graça que meu coração não se ligue e apegue jamais aos bens transitórios desta vida. Vós, que desejastes chegar a ser tão pobre, que reduzido a mendigar, não encontrastes quem vos desse o menor auxilio, para viver; alcançai-me igualmente o amor a pobreza, de modo que eu dirija todos meus pensamentos aos bens eternos. Vós, que quisestes mais bem viver em um estado humilde que ser promovido as mais elevadas dignidades da Igreja, intercedei para que eu não vá atrás das honras, contentando-me naquele estado em que me tem posto o Senhor. Meu coração está demasiado ansioso pelas coisas vãs e fugazes do mundo; mas vós que nos ensinastes esta grande máxima: " E depois?" Em virtude da qual se verificaram tão admiráveis conversões, alcançai-me que fique muito impressa em minha mente, em términos que, desprezando tudo desta terra, seja somente Deus o objeto de meus pensamentos e afetos.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Sétimo Dia
Oração para alcançar a perseverança no bem.
Oh! São Felipe advogado meu! Que fostes sempre perseverante na virtude, e, cheio de méritos, recebestes do supremo Deus a coroa da glória em prêmio de vossos trabalhos; alcançai-me a graça de não afastar-me jamais de seu santo serviço. Vós, que manifestastes tão propício para vossos devotos, alcançando-lhes o dom da perseverança no bem, alcançai também para mim, combatendo em meu auxílio na última passagem de minha morte, e impetrai-me a graça de sair desta vida fortificado com os Santíssimos Sacramentos. Consegui entre tanto, Oh! grande Santo, a graça de que faça penitência de meus pecados, e os chore amargamente por todos os dias de minha vida. Vós, que vedes minhas misérias e os muitos laços que me tem atado ao pecado e a terra, alcançai-me minha liberdade e a resolução constante de ser todo de Deus. Alcançai-me também um desejo fervoroso de cooperar para a minha salvação, e uma constância inviolável no bem começado, para que me faça digno, mediante vossa intercessão, de ser associado convosco na bem-aventurança eterna.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

2 dia do triduo a Santo Ivo


Alem de ser considerado um juiz que não aceitava nenhum presente, era considerado o melhor mediador da França, e sempre tentava conseguir acordos fora das cortes para minimizar os custos legais para ambas as partes.
Em 1284, São Ivo foi ordenado sacerdote. Em 1287 renunciou ao seus cargos oficiais e devotou todo o seu tempo aos seus paroquianos em Tredrez e depois em Lovannec. Alem de ser um excelente pregador dos ensinamentos de Jesus ele era freqüentemente chamado para arbitrar disputas as mais variadas.

Aprendamos com Santo Ivo a não tirar proveiro de nossas ações , e que de todas as formas sejamos honestos em nossas ações.
Que sejamos simples em nosso trabalho diario para que a vocação seja destinada a servir a Deus em todos os momentos.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

1 dia do triduo a Santo Ivo




Viveu de 1253 a 1303. É chamado "O advogado dos pobres" .
São Ivo foi estudar direito civil em Orleans sob o famoso jurista Peter de la Chapelle e completou seus estudou em Paris.
Praticou com brilhantismo a advocacia, tanto na corte civil quanto na corte eclesiástica. Em 1284 ele entrou para o sacerdócio e construiu um hospital para os pobres e cuidava dos pobre com considerável fervor.
Foi nomeado juiz eclesiástico pelo decano de Rennes. Ele era um juiz muito justo e venerado até mesmo pela parte perdedora. Mais tarde foi indicado como oficial para Alan de Bruc, Bispo de Tréguier.
A defesa de São Ivo dos pobres deu a ele o titulo de "Advogado dos Pobres" 


Que a graça de Deus abençoe a todos que no anonimato repetem as obras deste Santo, e que os vindouros aprendam a ser justos em todos momentos, sem cobiça e exploração, que saibam ser modestos e julgar com sabedoria o certo e o errado.
Que usem de sua profisção para ajudar os carentes. E não para serem mais do que ninguem, Santo Ivo foi pequeno apesar de tão grande, e não existe ninguem nesta cidade que consegue ser um pouquinho do que foi Ivo de Helory.
Que Deus volva sua mão em direção aos advogados da Ordem Terceira de São Francisco, para que aprendão com Santo Ivo que ser advogado não vale nada se não for para servir com humildade o reino de Deus, porque lá no fim , Deus é o verdadeiro juiz.

 

terça-feira, 15 de maio de 2012

NOVENA DE SÃO FELIPE NERY


DO DIA 17 AO DIA 25 DE MAIO
FESTA DIA 26 DE MAIO

LONGE DE MIM O PECADO E A TRSTEZA

BIOGRAFIA

Filipe Néri codominado O Apóstolo de Roma e O Santo da Alegria (Florença, 22 de julho de 151526 de maio de 1595) foi um padre e santo católico.
Filho de Francesco e Lucrezia Neri, que faleceu quando Filipe ainda era uma criança. Filipe teve duas irmãs menores, Caterina, Elisabetta e um irmão que morreu ainda muito pequeno.
Seu pai, que alternava a profissão liberal com a de notário, mantinha grande amizade com os dominicanos, e os frades do Mosteiro de são Marcos seriam os que receberiam Filipe Néri para muitos dos seus ensinamentos religiosos.
Filipe estudou humanidades e na idade de 16 anos foi enviado a ajudar nos negócios um primo de seu pai em San Germano, próximo de Monte Cassino. Não raro, Filipe se retirava para orar numa pequena capela na montanha que pertencia aos beneditinos do Monte Cassino. Aqui definiu a sua vocação e, em 1533, decidiu ir para Roma. De personalidade muito alegre e brincalhona, São Felipe Néri ficou conhecido como Santo da Alegria devido a sua famosa frase:"Longe de mim, o pecado e a tristeza!"
Os últimos anos de sua vida foram marcados por alternativas de enfermidades e recuperação. Em 12 de maio de 1595 o Cardeal Barônio, que o havia sucedido como superior, administrou-lhe os últimos sacramentos. Morreu no dia 26 de maio, aos 80 anos.
Foi beatificado pelo Papa Paulo V em 1614 e canonizado pelo Papa Gregório XV em 1622. Sua festa é celebrada no dia 26 de maio.
Em 1564 o Papa Pio IV pediu a Filipe Néri que assumisse a responsabilidade da Igreja de São João dos Florentinos. Foram então ordenados três dos seus discípulos. Os religiosos viviam e oravam em comunidade sob a direção de Filipe Néri.
Filipe e os seus colaboradores, com o beneplácito do Papa Gregório XIII, adquiriram em 1575 sua própria Igreja, Santa Maria de Vallicella, que se encontrava quase em ruínas e era muito pequena, pelo que decidiu demoli-la e construir uma maior, a chamada "Igreja Nova".
O Papa aprovou formalmente a Congregação do Oratório. Era a única em que os sacerdotes sendo seculares viviam em comunidade mas sem votos. Os membros mantinham as suas propriedades, mas deveriam contribuir para as despesas da comunidade. Os que quisessem fazer votos estavam livres para deixar a Congregação e unir-se a uma ordem religiosa. O instituto tinha como fim a oração, a pregação e a administração dos sacramentos.
A aprovação formal e final dos estatutos da congregação somente aconteceu 17 anos após a morte do fundador em 1612.


segunda-feira, 14 de maio de 2012

São João Neponuceno

Nasceu em Nepomucemo (Nepomuk) Bohemia, em 1340 e  foi curado de uma doença pelas preces de seus pais quando criança. Ele estudou na Universidade de Praga e foi ordenado padre. Notável pregador converteu milhares. Mais tarde foi Vigário Geral do Arcebispo João de Genzenstein em Praga. Foi conselheiro e advogado dos pobres na corte do Rei Wenceslau IV. Recusou várias vezes ser nomeado Bispo. Confessor da rainha ele a ensinava a carregar a cruz do seu dissoluto marido. Foi feito prisioneiro porque recusou-se a contar o que a rainha havia dito a ele no confessionário.
Quando ele continuou  a honrar o segredo da Confissão foi torturado e atirado no Rio Maldau em Praga. Símbolo do nacionalismo da Bohemia e símbolo do sacramento da Confissão.
Sua imagem, em arte, é usada como símbolo da Confissão e em muitas pontes na Europa é usada como proteção.
Morreu queimado, atado em uma roda e depois atirado de uma ponte no Rio Maudau em 20 de março de 1393. Diz a tradição que na noite de sua morte sete estrelas ficaram rodando acima do local onde foi afogado.
Canonizado em 1729. 
Na arte litúrgica da Igreja é mostrado como um agostiniano com uma ponte perto dele; ou 2) com os dedos nos lábios significando silencio; ou 3) com sete estrelas sobre sua cabeça.
É padroeiro contra calunias , indiscrições , da Bohemia, das pontes, dos construtores de pontes, dos confessores, da boa confissão e da Checoslováquia. 

TRIDUO A SANTO IVO

 DIAS 16,17 E 18 DE MAIO

DIA 19 DE MAIO DIA DE SANTO IVO, PADROEIRO DOS ADVOGADOS


SANTO FRANCISCANO


Oração do Triduo
Oração: Glorioso Santo Ivo, lírio da pureza, apóstolo da caridade e defensor intrépido da justiça, vós que, vendo nas leis humanas um reflexo da lei eterna, soubestes conjugar maravilhosamente os postulados da justiça e o imperativo do amor cristão, assisti, iluminai, fortalecei a classe jurídica, os nossos juízes e advogados, os cultores e intérpretes do Direito, para que nos seus ensinamentos e decisões, jamais se afastem da eqüidade e da retidão. Amem eles a justiça, para que consolidem a paz; exerçam a caridade, para que reine a concórdia; defendam e amparem os fracos e desprotegidos, para que, pospostos todo interesse subalterno e toda afeição de pessoas, façam triunfar a sabedoria da lei sobre as forças da injustiça e do mal. Olhai também para nós, glorioso Santo Ivo, que desejamos copiar os vossos exemplos e imitar as vossas virtudes. Exercei junto ao trono de Deus vossa missão de advogado e protetor nosso, a fim de que nossas preces sejam favoravelmente despachadas e sintamos os efeitos do vosso poderoso patrocínio. Amém.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

FESTA DE SANTA RITA DE CÁSSIA



 DO DIA 13 A 21 DE MAIO 


NOVENA

i
Imagem de Santa Rita de Cassia da Capela de Nossa Senhora Rainha

Ó Santa Padroeira dos necessitados, Santa Rita, cuja intercessão junto de Deus é quase onipotente e que, pela vossa generosidade em obter graças, fostes chamada a advogada dos desesperados e dos fracos; Santa Rita, tão humilde e pura, tão paciente e mortificada, cheia de tanta compaixão e de amor pelo vosso Jesus Crucificado, que dEle podeis obter tudo o que desejais, para todos os que, cheios de confiança, a vós recorrem, esperando, senão a completa libertação, ao menos algum alívio; sede propício à nossa súplica, mostrando, pelo vosso auxílio aos vossos devotos, o poder que tendes diante de Deus; sede generosa para conosco, como o fostes em tão maravilhosas circunstâncias, para a maior glória de Deus, a difusão do vosso culto e o consolo de quantos em vós confiam. Se o nosso pedido for atendido, nós vos prometemos glorificar-vos, fazendo conhecer o vosso favor, bendizer-vos e cantar vossos louvores para sempre. Confiados nos vossos merecimentos e no poder que tendes junto ao Coração de Jesus, nós vos suplicamos, obtende-nos ... (indicar a graça desejada). Ouvi os nossos pedidos:

* pelos singulares merecimentos da vossa infância;
* pela vossa perfeita união com a divina vontade;
* pelos vossos heróicos sofrimentos durante a vida conjugal;
* pela alegria que sentistes com a conversão de vosso esposo;
* pelo vosso ato de preferir a morte dos filhos, a vê-los ofender a Deus;
* pelo vosso miraculoso ingresso no convento;
* pela vossa rigorosa penitência e sangrenta flagelação, três vezes ao dia;
* pelas dores ocasionadas pela ferida do espinho da coroa que recebestes de vosso Salvador Crucificado;
* pelo amor divino que vos abrasava o coração;
* pela vossa grande devoção ao Santíssimo Sacramento, com o qual vos sustentastes durante quatro anos, sem precisar de outro alimento;
* pela felicidade com que deixastes os sofrimentos da terra para vos unir ao Divino Esposo;
* pelo exemplo de perfeição dado ao mundo em todos os estados de vida.

V. Rogai por nós, Santa Rita de Cássia

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Ó Deus, que na vossa infinita bondade Vos dignastes olhar para a prece de vossa serva Santa Rita, concedendo pela sua intercessão o que é impossível à humana previdência, à indústria e ao esforço, como prêmio da sua firme confiança nas vossas promessas; tende piedade de nós em nossa adversidade e ajudai-nos em nossa tribulação, a fim de que os incrédulos possam conhecer que Vós sois a recompensa dos humildes, a defesa dos devotos, a força dos que em Vós confiam. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

terça-feira, 8 de maio de 2012

SÃO MATIAS SÃO FELIPE E SÃO TIAGO MENOR

Estes três santos , são celebrados no mês de maio, Felipe e Tiago Menor juntos no dia 03 e são Matias no dia 14.



  Felipe e Thiago,ambos nasceram na Galileia e foram discípulos e apóstolos de Jesus Cristo, e por Ele deram a vida.
FELIPE


Filipe nasceu em Betsaida, e o Evangelho de São João é que nos apresenta dados a respeito de seu santo testemunho. Jesus passou, chamou-o e ele disse 'sim' com a vida.


Ele foi 'canal' para que São Bartolomeu também se tornasse discípulo de Cristo. Durante o acontecimento da multiplicação dos pães, Filipe também participou deste milagre (foi para Filipe que Jesus perguntou como se faria para alimentar aquela multidão).


Na Santa Ceia, o apóstolo Filipe é quem pede a Jesus: 'Mostra-nos o Pai e isso nos basta' (Jo 14,8).


Filipe estava em Pentecostes com a Virgem Maria e os outros apóstolos.


São Clemente de Alexandria nos diz que ele foi crucificado. Que honra para os apóstolos morrerem como o seu Senhor!

THIAGO


São Tiago também foi martirizado, por volta do ano 62. Ele que nasceu em Caná, filho de Alfeu, familiar de Nosso Senhor Jesus Cristo. E foi um dos doze apóstolos.


Nos Atos dos Apóstolos encontramos ele como o primeiro bispo de Jerusalém.


Tiago recebeu mais de uma visita de São Paulo e foi reconhecido como uma das colunas principais da Igreja, ao lado de São Pedro e São João.


Uma das cartas do Novo Testamento é atribuída a ele. E, nela, o apóstolo nos ensina que a fé sem obras é morta e que é preciso deixarmos que o Espírito Santo governe a nossa língua.


O martírio não está centrado no sofrimento, mas no amor a Jesus Cristo que supera essa vida.
MATIAS

Nós estamos em festa com toda a Igreja, pois lembramos a santidade de vida de um escolhido do Espírito Santo para o grupo dos apóstolos. São Matias era um discípulo que acompanhou Jesus no tempo de Seu apostolado e foi tão fiel na vivência dos ensinamentos do Mestre, que tornou-se testemunha de Sua ressurreição.


No livro dos Atos dos Apóstolos, estão registrados os fatos que levaram à escolha de um discípulo que ocupasse o lugar deixado por Judas, o traidor: "...é preciso, pois, que um dentre eles se torne conosco testemunha de sua ressurreição. Apresentaram então dois homens: José chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias" (Atos 1,22-23).


São Matias recebeu em Pentecostes a efusão do Espírito Santo, e tornou-se um apóstolo ardoroso como os demais, testemunha do Ressuscitado. Evangelizou na Palestina e na Ásia Menor, e morreu mártir por apedrejamento.

SÃO FELIPE, SÃO TIAGO E SÃO MATIAS .
ROGAI POR NÓS

NOSSA SENHORA DE FATIMA



A 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Fátima, concelho de Vila Nova de Ourém, hoje diocese de Leiria-Fátima.
Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos,  Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos.
Por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, como habitualmente faziam, entretinham-se a construir uma pequena casa de pedras soltas, no local onde hoje se encontra a Basílica. De repente, viram uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo abaixo, outro clarão iluminou o espaço, e viram em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma 'Senhora mais brilhante que o sol', de cujas mãos pendia um terço branco.
A Senhora disse aos três pastorinhos que era necessário rezar muito e convidou-os a voltarem à Cova da Iria durante mais cinco meses consecutivos, no dia 13 e àquela hora. As crianças assim fizeram, e nos dias 13 de Junho, Julho, Setembro e Outubro, a Senhora voltou a aparecer-lhes e a falar-lhes, na Cova da Iria. A 19 de Agosto, a aparição deu-se no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar de Aljustrel, porque, no dia 13, as crianças tinham sido levadas pelo Administrador do Concelho, para Vila Nova de Ourém.

Na última aparição, a 13 de Outubro, estando presentes cerca de 70.000 pessoas, a Senhora disse-lhes que era a 'Senhora do Rosário' e que fizessem ali uma capela em Sua honra. Depois da aparição, todos os presentes observaram o milagre prometido às três crianças em Julho e Setembro: o sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra.

Posteriormente, sendo Lúcia religiosa de Santa Doroteia, Nossa Senhora apareceu-lhe novamente em Espanha (10 de Dezembro de 1925 e 15 de Fevereiro de 1926, no Convento de Pontevedra, e na noite de 13/14 de Junho de 1929, no Convento de Tuy), pedindo a devoção dos cinco primeiros sábados (rezar o terço, meditar nos mistérios do Rosário, confessar-se e receber a Sagrada Comunhão, em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria) e a Consagração da Rússia ao mesmo Imaculado Coração. Este pedido já Nossa Senhora o anunciara em 13 de Julho de 1917, na parte já revelada do chamado 'Segredo de Fátima'.

Anos mais tarde, a Ir. Lúcia conta ainda que, entre Abril e Outubro de 1916, tinha aparecido um Anjo aos três videntes, por três vezes, duas na Loca do Cabeço e outra junto ao poço do quintal da casa de Lúcia, convidando-os à oração e penitência.

Desde 1917, não mais cessaram de ir à Cova da Iria milhares e milhares de peregrinos de todo o mundo, primeiro nos dias 13 de cada mês, depois nos meses de férias de Verão e Inverno, e agora cada vez mais nos fins de semana e no dia-a-dia, num montante anual de quatro milhões.