Encomendas e reformas de Imagens Sacras

Encomendas e reformas de imagens simples e bordadas COM APLICAÇÃO DE FOLHA DE OURO e produção de alfaias e paramentos pintados a mão.
brunoreis-pereira@hotmail.com - 32 33727590

sexta-feira, 13 de julho de 2012

ARTE SACRA II


Como disse, continuaremos vendo o sentido das outras cores.
O Bege, creme ou ocre, cores claras que na sua maioria das vezes é colocado do lado avesso das roupas das imagens nos dá um sinal de tranquilidade, santidade, uma quebra das cores quentes e fortes, como eles também pode ser usado o rosa, laranja e azul claro com as mesmas funções.
Estas cores destinam em nossos pensamentos a mansidão e a ternura transcendental.
Quando estas cores são destinadas ao manto ou à túnica deve-se notar a imagem da qual se trata. Quando a imagem é de Jesus Cristo ou de Nossa Senhora o sentido é diferente dos Santos e Beatos.
Estas cores não perdem a tonalidade branca, clara, ou seja, divina. como vimos o branco é a cor da divindade e da purificação, e o creme ,bege , rosa  e azul claro é simplesmente a pigmentação de um sentimento  transcendental.

Rosa
 O rosa é a cor do amor, e as imagens de Nossa Senhora em suas aparições , quando vem com a túnica neste tom é um sinal mais claro da necessidade de amor, é um sinal de auxilio como vemos na imagem de Nossa Senhora Auxiliadora e Nossa Senhora dos Remédios.

Curiosamente o rosa é na maioria das vezes a cor do lado avesso do manto da imagem de Jesus Cristo, mas vejamos: o branco remete a divindade, o vermelho a humanidade e o rosa é o amor, elo que une e uniu à divindade de Deus a Humanidade, na liturgia é destinada a quebra da contemplação e elevação da alegria de sermos filhos de Deus.

O creme 

È uma cor doce, lembra ternura, é claramente sinal de afeto, tranquilidade nos momentos de sofrimento, prisão e repressão, é uma divindade serena, calma que acolhe e propõe uma entrega. Assim vemos na imagem de Nossa Senhora das Mercês , que teve como objetivo destinar  uma ordem para libertar os escravos, dar alivio as dores e sofrimentos, é a cor da misericórdia materna.
Esta cor é também usada para diferenciar a túnica das virgens de seus véus, principalmente as virgens que passaram em suas vidas por um período de conversão e descobrimento de Deus, ou que eram serenas e reluzentes do amor de Deus.

Alaranjado
O alaranjado, é a cor da amizade e da alegria, é pouco os santos que se distingue com esta cor, ela não remetem a realeza nem a divindade, portanto não é uma cor para ser usada em imagens de Cristo ou de Nossa Senhora, deve se ter o devido cuidado em usar esta cor em uma imagem por trazer um aspecto de carnaval, o alaranjado se for muito forte vira uma agressão aos olhos e perde o sentido contemplativo da imagem sacra.

Ocre

Este é muito utilizado junto ao marrom e ao verde, pois sugere o mesmo sentido alem de enfocar na pobreza, é a cor dos peregrinos, dos santos que tiveram suas vidas em total pobreza, nos campos, deserto, nas florestas, é a cor do pó da terra.



PRETO

Nos tempos de Cristo ao contrario do quem muita pensão, o preto não era usado como sinal de luto ou de morte, e sim como sinal de agouro, má sorte, era a cor do corvo tão simbólico animal no Antigo Testamento. Então o preto não é uma cor para ser usada nas imagens de santos que nasceram judeus.
Mas depois da vinda de Cristo, o preto se torna símbolo da morte para o mundo, e de vida para Deus, é a cor da contemplação e do recolhimento espiritual, pois é a cor que simboliza e esta intimamente ligada a Santa Cruz.(Cristo morre na cruz, nela todos os pecados do mundo foram redimidos, morremos com Ele para o mundo e nos entregamos completamente ao Divino).
As ordens religiosas em sua maioria escolheram o preto por esta razão, são ordens de espiritualidade contemplativas e pregadoras do arrependimento e da contrição.
O cinto preto que cinge a cintura é sinal de castidade e obediência.
No luto cristão ele tem a mesma mensagem, a pessoa morreu para o mundo, mas renasce para Deus, somos pó e pro pó voltaremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário