Encomendas e reformas de Imagens Sacras

Encomendas e reformas de imagens simples e bordadas COM APLICAÇÃO DE FOLHA DE OURO e produção de alfaias e paramentos pintados a mão.
brunoreis-pereira@hotmail.com - 32 33727590

domingo, 1 de julho de 2012

ARTE SACRA


 Arte da
 Imaginaria Sacra da Igreja Católica Apostólica Romana

As cores dentro da igreja, tal como seus símbolos e gestos é de extrema importância e significado, sendo em sua natureza inalteráveis.
A arte sacra é definida em seus templos, pinturas, ícones, objetos litúrgicos, alfaias, paramentos e na Imaginária Sacra (imagens de veneração).
Esta ultima esta presente nos templos, nas comunidades religiosas, e nas casas de fiéis. É de um livre acesso para todos, para nos motivar e ajudar em nossas orações, enquanto cristãos que espera estar um dia face a face com Cristo e ao lado de Sua Mãe Santíssima e de seus eleitos (santos).
Mas as imagens não somente são peças de matérias diversas, mas também é historia e devoções por isto devem ser respeitadas com temor, pois se trata de uma representação de algo ou alguém que se encontra ao lado de Deus, são imagens de pessoas humanas ou celestes, que nos encaminha pra chegar a uma vida santa em Cristo por meio de seus exemplos de vida e através de sua intercessão a Deus.

Importância da imaginária sacra
Nem santos anjos ou suas imagens realizam qualquer milagre, o milagre é a graça de Deus, que Ele em sua bondade faz-nos receber por intermédio daqueles aos quais Ele acolheu ao seu lado. A imagem é apenas a representação sacra, mas porem não deixa de ser sagrada, pois é ofertada e consagrada a Deus.
Imagem sacra não deve de forma alguma servir para ornamentar uma casa, salão ou qualquer estabelecimento de comercio ou moradia. Deus, a Virgem Maria e Seus Santos não são bonecos materializados nas imagens, imagem tal como a cruz é a exposição publica de nossa fé em Cristo, é arte sagrada e deve ser respeitada em sua origem, cor e forma. Quando colocamos a arte sacra com objetivo de ornamentar, não recebemos de Deus as suas graças mas zombamos de seu Nome, uma imagem não é um cavalo,uma flor ou um objeto qualquer.

Origem da imaginaria na Igreja
Desde os primórdios da igreja, ainda com os apóstolos já se era notável a representação de imagens e símbolos para indicar os locais de reunião do povo de Deus, com a perseguição as igrejas da época para se disfarçar dentre as casas comuns, mas também para marcar o átrio da comunhão, empregava em seus templos símbolos, como o Peixe, o Cordeiro, o Pelicano, o Cristo grama e principalmente a Cruz.
A Cruz é a imagem maior, símbolo e brasão de todo o Cristianismo, deve ser venerado em sentido de Látria, pois nela encontramos Cristo em sua paixão e ressurreição.Dentro das catacumbas encontramos pinturas de representações da vida de Cristo e dos Santos.



CRISTO
As imagens do Cristo na Cruz são para a igreja sinal de um amor e de uma aliança que Deus faz com a humanidade, o Cristo crucificado não é uma imagem de dor, mas da redenção humana, deve nos trazer paz, contrição de nossos pecados, arrependimento e alegria por saber o quanto Deus nos ama. Suas chagas principais são 7 e devem ser destacadas na imaginaria :coroa de espinhos,
Chagas das Mãos, Pés, Lado esquerdo, ombros, articulações e as marcas dos flagelos.   
CRISTO ERA JUDEU, TAL COMO SEUS DESCENDENTES SUA RAÇA ERA DE PELE MORENA A ESCURA, CABELOS CASTANHOS E OLHOS CASTANHOS, a visão europeia de Cristo e seus preconceitos raciais difundiram sobre o mundo uma imagem de Cristo de cabelos, pele e olhos claros, não que seja errado, ele ser desta forma, pois Cristo esta nas diferentes raças e culturas.



Obs.: as imagens do Cristo na Cruz de olhos abertos, não devem possuir a ferida do lado esquerdo, pois ela foi aberta  minuto após  a sua morte, há não ser que a imagem represente uma aparição como o Bom Jesus do Monte Alvernne.

Cores
Mas vamos ao que nos interessa nesta postagem, as cores na imaginaria.
Como disse no inicio da postagem tudo tem um porque , um pra que e um para quem ,com texto contexto e pretexto.
A historia das cores dentro da cultura crista deve ter inicio antes de Cristo, pois é fato que Ele era Judeu, tal como seus familiares, apóstolos e discípulos.
Na cultura judaica as cores diziam muito das pessoas, como seu estado financeiro e religioso.
Cores como o violeta, roxo, azul, carmim, vinho, vermelho, marrom, verde, branco,dourado etc...
Vamos entender:
As virgens da época usavam dentro e fora do templo de Jerusalém uma túnica de cor vermelha, esta cor era rara e de valor alto tal como a virgindade, deveria ser respeitada e lhes garantiam também a entrada no Templo, pois os sacerdotes saberiam que não se tratavam de prostitutas.

O azul é símbolo da maternidade , as mulheres usavam o azul durante e após a gestação. Este fato nos mostra com clareza a origem das vestes de Maria .

A Virgem Maria , por ser virgem usa a túnica vermelha destinada às virgens, e em contraposição o manto azul usado pelas mães. Maria é a Mãe Virgem de Nosso Senhor, sem a mancha do pecado, que é confirmado em seu véu branco.


 O branco
O branco é a cor do arrependimento , da purificação , santificação e da pureza de espírito. É a cor da Nova Vida, a cor maior, junção de todas as cores, representa uma vida transcendente, isenta do pecado. Também se refere ao transcendente, ou seja, a divindade de Deus.
 Cristo usa a tunica branca remetendo a sua divindade, Jesus é Deus. a Virgem é revestida de Cristo é a Mãe de Deus.








A imagem da Virgem pode ser com as cores vermelha, branca e azul, se estiver tratando de uma imagem ou pintura Dela com Seu Filho,  de Sua Imaculada Concepção ou de Sua Conceição .Em algumas aparições da Virgem ela vem trajando estes tons mas também variavam em rosa, violeta ,marrom e creme ou toda em branco.Mas estas outras cores eram dinamizadas no contexto e no pretexto, como no Monte Carmelo, Salete e Auxiliadora.

A Virgem das Dores é composta de tons azul e roxo ou violeta  e preto, tons da liturgia que dinamizam o sentimento de oração e contrição no período da quaresma.

 
Antes de partir para outras cores é interesante saber que para as mulheres é ultilizado os tons quentes a base de vermelho ou marrom e para os homens tons mais frios e opacos  com base de preto. Exemplo
Para homem um roxo mais fraco e escuro com base azul ou preta e para as mulheres um roxo com uma base maior de vermelho .

A cor dourada.

O dourado reflete a luz do sol, desde a antiguidade presumi-se que ele provem da divindade.Representa a Luz de Deus. As imagens de Cristo, Nossa Senhora ,Anjos e dos Santos , tal como os ornatos de uma igreja possuem esta com demostrando a proximidade com Deus.

O vermelho.


Esta cor tem dentro da igreja tripla função mas cada qual em sua devoção própria.
O vermelho é a cor do sangue, remete bem a o ser humano, pode ser no sentido de martírio quanto no sentido de humano ou na virgindade como vimos acima.

Cristo usa o manto vermelho, Jesus é homem encarnado, porem Ele é Deus, Deus Homem ,Homem Deus. Daí o motivo das imagens que representam Jesus usar o Branco e o Vermelho.

Obs: depois da oração no Jardim das oliveiras , Cristo deixa sua Divindade e se torna apenas homem , para sofrer sua paixão e morte, voltando na ressurreição como Cristo Deus de Deus e Luz  de Luz,então as imagens que representão Cristo ganha as cores vermelhas e roxa, e na ressurreição e ascenção Ele é revestido com tecidos brancos , vencedor da morte.

O vermelho também é usado nas imagens dos mártires , santos que recebem a honra de entregar seu sangue por Cristo. As Virgens Martires recebem o Vermelho no duplo sentido, por isso ele é colocado em seu manto , no qual as revestem as cobres e aquece:Santa Catarina de Alexandria, Santa Cecília, Santa Filomena e etc.
Os Santos são independentes a posição da cor, mas como mártires também recebem o vermelho, os apóstolos porem todos devem receber um tom vermelho seja pelo menos as sandálias pois foi sobre eles que Desceu o Espirito Santo.
Vermelho é a plenitude terrena.

Cor Azul


O azul sempre nos faz lembrar-se do céu seja em tons claros ou escuros, ele sempre teve sua origem no divino, é a cor própria de Deus e das pessoas para as quais lhes transmitem a santidade.
 No judaísmo a cor da maternidade, pois não há milagre maior do que a de conceber um filho. É uma cor de beleza e de aspectos promovedores de paz interior.
Jovens santas recebem os mantos azuis claros em simbologia de sua pureza e total entrega a Deus, como foi Santa Maria Gorete.
O roxo
Simboliza o poder, riqueza e o sacerdócio, tal como o recolhimento a psicologia e a responsabilidade por isso é a cor dos chefes de família, os patriarcas e as matriarcas. grandes exemplos de santos que recebem estas cores são: São José, pai nutrício de Jesus, responsável pela guarda da Sagrada Família
Santa Ana, mãe da Virgem Maria, senhora nobre (riqueza e poder) porem de idade avançada, com grande conhecimento (psicologia) pouco firme e fé inabalável.
São Joaquim, pai da Virgem Maria, senhor nobre da casa do Rei Davi, cercado de responsabilidade e temor a Deus em seus recolhimentos espirituais a espera de um milagre tão esperado, pois não tinha filhos e já era de idade bem avançada.
Estas três cores são raras e caras, eram destinadas a pessoas com posse, remetem a realeza, somente os nobres na maioria descendentes de Davi que utilizavam estas cores, em especial Ana e Joaquim, dentro destas podemos definir seus tons como claros e escuros, quentes e frios, como a violeta, a magenta, a púrpura e os vermelhos mais escuros como as pedras de rubi.
 
A cor marrom

A cor marrom remete a humildade, pobreza de espírito e a família, é a cor da terra, que nos lembra que somos pó e para o pó voltaremso, a cor do barro.
Esta presente em santos como : São José, Santa Ana, São Joaquim, São João Batista e em santos do antigo Testamento

 
A cor verde

É a cor da vida sobre a terra renascente para a chegada da primavera(Cristo)
É a cor da mudança de vida, renovação espiritual , a cor dos convertidos.

 
Mas não acaba por ai, tem as cores intermediarias , como o beje, o ocre, o preto ,alaranjado , rosa, amarelo, e variados tons , que remetem a alegria, ao celeste, a humanidade, a castidade ,pureza, a pobreza , a espiritualidade, a contrição a nobreza e ao cargo exercido.
Na próxima veremos cada uma destas cores, onde são empregadas e as mudanças destas representações em Santos após a organização da igreja ,pois as ordens religiosas e os cargos eclesiásticos também possuem suas determinadas cores.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário