Encomendas e reformas de Imagens Sacras

Encomendas e reformas de imagens simples e bordadas COM APLICAÇÃO DE FOLHA DE OURO e produção de alfaias e paramentos pintados a mão.
brunoreis-pereira@hotmail.com - 32 33727590

segunda-feira, 14 de maio de 2012

São João Neponuceno

Nasceu em Nepomucemo (Nepomuk) Bohemia, em 1340 e  foi curado de uma doença pelas preces de seus pais quando criança. Ele estudou na Universidade de Praga e foi ordenado padre. Notável pregador converteu milhares. Mais tarde foi Vigário Geral do Arcebispo João de Genzenstein em Praga. Foi conselheiro e advogado dos pobres na corte do Rei Wenceslau IV. Recusou várias vezes ser nomeado Bispo. Confessor da rainha ele a ensinava a carregar a cruz do seu dissoluto marido. Foi feito prisioneiro porque recusou-se a contar o que a rainha havia dito a ele no confessionário.
Quando ele continuou  a honrar o segredo da Confissão foi torturado e atirado no Rio Maldau em Praga. Símbolo do nacionalismo da Bohemia e símbolo do sacramento da Confissão.
Sua imagem, em arte, é usada como símbolo da Confissão e em muitas pontes na Europa é usada como proteção.
Morreu queimado, atado em uma roda e depois atirado de uma ponte no Rio Maudau em 20 de março de 1393. Diz a tradição que na noite de sua morte sete estrelas ficaram rodando acima do local onde foi afogado.
Canonizado em 1729. 
Na arte litúrgica da Igreja é mostrado como um agostiniano com uma ponte perto dele; ou 2) com os dedos nos lábios significando silencio; ou 3) com sete estrelas sobre sua cabeça.
É padroeiro contra calunias , indiscrições , da Bohemia, das pontes, dos construtores de pontes, dos confessores, da boa confissão e da Checoslováquia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário